Foto: Palácio Piratini (Divulgação)
A partir do dia 1º de março, o Rio Grande do Sul vai adotar o novo modelo nacional de carteiras de identidade. O objetivo é alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer.
A partir dessa data, a nova RG terá diversas mudanças, trazendo uma série de novas informações. A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/Pasep, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde.
O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto-atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, por meio de um QR Code impresso na parte interna.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, os postos de identificação de todo o Estado permanecerão abertos. Porém, haverá restrição temporária de alguns serviços. O modelo atual de RG vai continuar sendo emitido até o dia 25 de fevereiro.
Segundo a diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser, a implantação do novo modelo de RG foi elaborada levando em consideração as necessidades da população.
- Esse é um serviço essencial. Mas essa adequação se faz necessária. Não deixaremos de atender os casos de urgência - esclarece Heloísa.
CALENDÁRIO
- Até quinta-feira - Fase de testes do sistema e treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço
- 4 de fevereiro - Começa, em todo o Estado, o encaminhamento de RG do novo modelo. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas carteiras de identidade no modelo atual
- 26 a 28 de fevereiro - Será suspenso o encaminhamento de RGs emergenciais em todo o Estado. Esse período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto
- 1º de março - Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de RG com o restabelecimento de todos os serviços e prazos normalizados