Cidadania

A partir de março, carteira de identidade terá novo modelo no Estado


Foto: Palácio Piratini (Divulgação)

A partir do dia 1º de março, o Rio Grande do Sul vai adotar o novo modelo nacional de carteiras de identidade. O objetivo é alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer.

A partir dessa data, a nova RG terá diversas mudanças, trazendo uma série de novas informações. A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/Pasep, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde.

O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto-atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, por meio de um QR Code impresso na parte interna.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, os postos de identificação de todo o Estado permanecerão abertos. Porém, haverá restrição temporária de alguns serviços. O modelo atual de RG vai continuar sendo emitido até o dia 25 de fevereiro.

Segundo a diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser, a implantação do novo modelo de RG foi elaborada levando em consideração as necessidades da população.

- Esse é um serviço essencial. Mas essa adequação se faz necessária. Não deixaremos de atender os casos de urgência - esclarece Heloísa.

CALENDÁRIO

  • Até quinta-feira - Fase de testes do sistema e treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço
  • 4 de fevereiro - Começa, em todo o Estado, o encaminhamento de RG do novo modelo. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas carteiras de identidade no modelo atual
  • 26 a 28 de fevereiro - Será suspenso o encaminhamento de RGs emergenciais em todo o Estado. Esse período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto
  • 1º de março - Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de RG com o restabelecimento de todos os serviços e prazos normalizados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motociclista fica ferido em acidente em Santa Maria Anterior

Motociclista fica ferido em acidente em Santa Maria

60 vagas de emprego para terça em Santa Maria Próximo

60 vagas de emprego para terça em Santa Maria

Geral